Seja bem-vindo!


Faça uma boa leitura. Prestigie-nos com seus comentários, críticas, sugestões.

Somos gratos por sua visita!

domingo, 25 de abril de 2010

Escolher a profissão

Todos os anos, milhares de jovens se deparam com o momento da escolha profissional. Seja para prestar vestibular, seja para iniciar algum tipo de curso visando ao aperfeiçoamento, precisam escolher o melhor caminho para iniciar sua trajetória profissional. Nessa ocasião, muitos desses jovens sofrem diante das dificuldades em fazer a melhor escolha. Vejamos algumas dicas que podem ajudar!

Uma boa escolha profissional é aquela que mais se adapta aos desejos e aptidões daquele que escolhe, como também à sua realidade e ao seu projeto de futuro. A escolha da profissão é um processo, não um fato isolado, e envolve vários fatores dentre os quais destaco dois principais: a INFORMAÇÃO e o AUTOCONHECIMENTO daquele que escolhe.

A busca de informação a respeito do mundo do trabalho e das profissões é essencial para um processo de escolha bem sucedido. É perigoso desejar um caminho desconhecido, idealizado, sob o risco de frustrações futuras. O sujeito que escolhe precisa, portanto, ler sobre as profissões existentes, conversar com profissionais das áreas que lhe interessam, trocar idéias com amigos, familiares, professores, no sentido de conhecer ao máximo a respeito dos caminhos que lhe despertam interesse. Além disso, é muito importante que conheça os cursos que deseja, não só lendo ou acessando a internet mas, se possível, indo até o local e conversando com professores e alunos, conhecendo as instalações, laboratórios, etc.

Já o autoconhecimento envolve basicamente saber das próprias aptidões e habilidades, conhecer aquilo de que se gosta – e também o que não se gosta. Cabe lembrar que o trabalho ocupa grande parte do tempo e da energia das pessoas, portanto é mais válido optar por algo que dê prazer do que somente status social ou retorno financeiro. Por outro lado, quanto mais identificado com seu trabalho, maiores chances terá o sujeito de se destacar naquilo que faz.

A influência dos familiares pode ser muito forte na escolha da profissão – e não apenas diretamente, como se pode imaginar, mas da forma mais sutil. Sendo assim, vale à pena refletir sobre as profissões existentes na família, bem como sobre aquilo que é valorizado e o que é pouco valorizado pelos pais, irmãos, tios, avós... conversar também é muito importante, sempre tendo o cuidado para não cair em determinadas armadilhas, como por exemplo o desejo de agradar ou suprir expectativas alheias. O melhor é escolher as pessoas nas quais mais se confia e com as quais se consegue estabelecer um bom diálogo – aquele que nos ajudar a refletir.

Por último, mas sem a pretensão de encerrar o assunto, vale outra dica: se por acaso você perceber que fez a escolha errada, ou mesmo se não está conseguindo escolher, procure a ajuda de um orientador profissional. E não tenha medo de mudar, se for o caso, pois nunca é tarde para se sentir feliz e identificado com aquilo que se faz!

Recomendo:

www.vestibular.com.br

www.cfh.ufsc.br/~liop/

www.guiadoestudante.abril.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário