Seja bem-vindo!


Faça uma boa leitura. Prestigie-nos com seus comentários, críticas, sugestões.

Somos gratos por sua visita!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Obesidade, cirurgia bariatrica, aspectos emocionais envolvidos

Excelente materia publicada no Portal abaixo que trata amplamente da complexidade dos aspectos envolvidos no processo de avaliacao e preparo de pacientes com obesidade morbida indicados para a realizacao de cirurgia bariatrica.

4 comentários:

  1. Muito bom! Assunto que tem me interessado cada vez mais. Ótima dica, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Como toda cirurgia, a cirurgia bariátrica é uma agressão. A cirurgia bariátrica talvez seja aquela em que os aspectos psicológicos são mais acionados. As mudanças no corpo invariavelmente alteram os esquemas corporais pré-estabelecidos internamente, sendo que muitos indivíduos encontraram dificuldades de adaptação.
    Nesta matéria publicada, apenas discordo de que uma minoria precisa de acompanhamento com profissionais da saúde mental: na minha experiência, a maior parte dos pacientes bariátricos precisam de tratamento psiquiátrico, e quase a totalidade (senão todos eles) requerem acompanhamento psicoterápico.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com as suas colocações Fernando sobre a necessidade de seguimento por profissional da Saúde Mental. É o que temos indicado no HU para os pacientes tanto no Pré como no Pós-cirúrgico. Atualmente temos um Grupo de Pré-Operatório com 5 encontros programados de Avaliação e Orientação Psicológica em parceria com a Endcrinologia do HU-UFSC. Ao final dos 5 encontros temos indicado, sem exceções, acompanhamento Pós-operatório para todos os pacientes que passam pelo processo conosco.

    ResponderExcluir
  4. Olá sou administradora do site http://pediatravirtual.net/
    temos PR 2 e ótimas visitas.
    Achei seu site muito interessante e queria lhe propor uma parceria de troca de links ou banners
    espero uma possível parceria de sucesso.
    Aguardo retorno.
    Att, Débora

    http://pediatravirtual.net/
    pediatravirtual@hotmail.com

    ResponderExcluir