Seja bem-vindo!


Faça uma boa leitura. Prestigie-nos com seus comentários, críticas, sugestões.

Somos gratos por sua visita!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como estudar nesse frio??


Acabo de participar de um chat no site da RBS respondendo a perguntas de vestibulando de todo o estado de SC. Muitas delas se referiam ao frio que estamos passando por aqui e como continuar estudando quando o chamado da cama e das cobertas é mais forte...

Pois bem: com esse frio, sei o quanto é difícil estudar, trabalhar, sair de casa, até! Mas, mesmo considerando que temos mais um mês no máximo com essas temperaturas, valem algumas dicas para nossos queridos estudantes e aspirantes a uma vaga na universidade:

1. Se não consegue acordar tão cedo para estudar, não se culpe. Durma até um pouco mais tarde, mas para compensar “empurre” o almoço para mais tarde também. É comum ficarmos mais preguiçosos após o almoço, pois nosso corpo foca na digestão e nos instiga a descansar um pouco. E é importante mesmo que descansemos para poder ter pique durante o resto da tarde. Então, se acordarmos um pouco depois do habitual mas almoçarmos também um pouco depois, aproveitamos a manhã, descansamos um pouco após o almoço e reiniciamos o estudo no meio da tarde.

2. Tente praticar alguma atividade física. Ela ajuda a aquecer, além de também ajudar o cérebro a produzir serotonina e endorfinas, que levam à sensação de prazer e bem-estar e aumentam a disposição para qualquer outra atividade. Se não tem disposição para sair de casa, ligue o som no seu quarto ou na sala e dançe!

3. Se alimente bem, sem exageros. Evite refrigerantes, balas, salgadinhos e fast-food . Abuse das frutas, verduras, legumes. Ingira carboidratos e proteínas. Nada de dietas em ano de vestibular, pois estudar exige foco e consome energia! Se está com frio e não deseja tanto comer frutas, experimente uma banana no microondas com canela e um pouco de açúcar mascavo. Ou acrescente gengibre ao suco de abacaxi. Os legumes e verduras ficam excelentes em sopas, que aquecem muito! Chás são uma ótima opção, também, e podem mantê-lo aquecido durante todo o estudo... um pedaço de chocolate ajuda a animar e repõe todas as energias.

4. Se agasalhe. Nada de passar frio! Estude debaixo de uma manta se for preciso, e não deixe de cobrir as extremidades do corpo – é a partir delas que perdemos mais calor. Cabeça, pescoço, pés e mãos agasalhados nos mantêm quentinhos e até permitem que não precisemos nos “atulhar” de blusas e casacos pesados. Talvez as luvas atrapalhem na hora de escrever, então tenha por perto algum óleo ou hidratante para espalhar nas mãos e esfregar uma na outra, esquenta e já ajuda a evitar o ressecamento.

5. Lembre-se de que o inverno acaba. Se o ritmo de estudo decair um pouco nesses dias frios, “não esquente”. Daqui a pouco chega a primavera e você pode dar aquele pique.

Outras dicas são importantes: planeje seus estudos e seu tempo, permitindo-se descansar ao menos uma vez por semana, e faça nesse dia coisas de que gosta – só cuide para evitar atividades que lhe tirem muito o foco do estudo do dia seguinte. Entre uma matéria e outra que estudar, respire profundamente e alongue-se, espreguiçando. Beba muita água. Durma o necessário, para não acumular cansaço. Evite aquelas pessoas que te deixam mais ansioso ainda com o vestibular, esse momento final é de maior introspecção e concentração. Não se apavore com o que ainda falta estudar, faça um planejamento possível de ser cumprido e mande ver nos estudos, um dia após o outro. Lembre-se: ainda faltam três meses e meio para os principais vestibulares, e nesse tempo você pode mudar seu resultado. E, principalmente, confie em você, imagine-se cursando a graduação e a faculdade escolhidas em 2011!

Tenham todos um excelente segundo semestre e um feliz ingresso na universidade.

3 comentários:

  1. Adorei as dicas ditas de forma simples, prática e criativa pela nossa especialista em orientação a vestibulandos. É bom compartilhar a idéia de que, nessa época do ano, todos nós - não apenas os vestibulandos - precisamos relativizar as nossa exigências e procurarmos nos adaptar e criar novas estratégias de modo criativo a fim de tornar o nosso dia-a-dia mais prazeiroso e ao mesmo tempo eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Com todas essas dicas, o frio não pode ser mais uma desculpa para não estudar!

    ResponderExcluir